Dia da Floresta Autóctone, na Escola Básica António Correia de Oliveira
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No dia 23 de novembro, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone de uma
forma muito especial, na Escola Básica António Correia de Oliveira.
No decorrer do intervalo da manhã, por volta das 9h50, realizou-se uma
cerimónia simbólica para hastear a bandeira Eco-Escolas, galardão concedido à
escola devido ao trabalho desenvolvido, no ano letivo 2021-22, em prol do
ambiente. Estiveram presentes elementos do Conselho Eco-Escola, nomeadamente
alunos, docentes, assistentes operacionais, Representante da Direção,
Representante da ACICE, Carlos Ribeiro, Representante da Junta de freguesia de
Esposende, Tiago Miranda, e a Representante dos Encarregados de Educação, Dra.
Cláudia Silva.
Ao longo do dia, procedeu-se à plantação de algumas árvores autóctones:
uma nogueira, pelos alunos do 6.ºB, um castanheiro e um medronheiro, pelos
alunos do 6.ºC e pelas Brigadas Verdes do 5.ºB.
Os alunos do 6.ºH saíram mais cedo da aula de Inglês para felicitar o
jovem pinheiro-bravo pelo seu primeiro aniversário, pois foi exatamente há um
ano que foi plantado pela turma.
As Brigadas Verdes do 6.ºA colocaram uma nova placa identificativa no
sobreiro, árvore autóctone plantada no ano letivo transato pelos alunos da
turma, sendo um símbolo nacional.
No início da tarde, decorreu uma palestra para os alunos das
turmas 6.º C e 6.º F e das Brigadas Verdes, pelas 14.15 horas, no auditório da
escola António Correia de Oliveira, englobada nas atividades de comemoração do
dia da floresta autóctone. Nesta palestra, orientada pelo técnico florestal do
ICNF, Belmiro Viana, foi destacada a importância das nossas florestas e
espécies autóctones. Foi referido que existe a floresta de folhosas, composta
por carvalho-alvarinho, carvalho-negral, carvalho-cerquinho, azevinho,
castanheiro, pilriteiro e loureiro; a floresta ripícola virgula composta por
salgueiro, amieiro, freixo, choupo e vidoeiro; a floresta de montado virgula
composta por azinheira, sobreiro, alfarrobeira, carvalho de Monchique e
medronheiro; a floresta de produção, com pinheiro-bravo, pinheiro manso e
eucalipto. Destacou-se que o eucalipto não tem valor ecológico, mas é muito
plantado por questões económicas; onde existem eucaliptos, não existem outros
seres vivos. Além dos nomes comuns destas árvores, foram também indicados os
seus nomes científicos. Como referido pelo técnico florestal, é preciso
conhecer para proteger, tendo ainda lançado o pedido de todos protegerem a
nossa floresta. Os alunos demonstraram muito interesse e colocaram algumas
questões. Foi mais um bom momento de aprendizagem.
Os alunos do 6.ºA receberam o mesmo técnico por volta das 15h15, que
lhes falou das plantas invasoras. Seguiu-se uma visita guiada pelas várias
espécies autóctones do recinto escolar, ouvindo com muita atenção os conselhos
e indicações fornecidas por alguém muito experiente e com muito conhecimento na
área das florestas.
Ao longo do dia,
a comunidade educativa teve oportunidade de participar no Quiz sobre a floresta
autóctone, que teve muita adesão.
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