Poupa energia e dá mais ao Planeta


Com o aparecimento da pandemia, passamos mais tempo em casa e, de igual modo, gastamos mais energia. Para ensinar como poupar energia, a equipa da DECOJovem proporcionou uma palestra de cerca de 1h30min.

Nós jovens sabemos que estamos bastante dependentes da energia e, por isso, não conseguimos parar mesmo com a situação que estamos a viver com a COVID-19, que trouxe imensas mudanças no nosso dia-a-dia.

É óbvio que não conseguimos imaginar a nossa vida sem energia. Na verdade, o mais simples gesto exige o consumo de energia; como por exemplo ligar a televisão, abrir o frigorífico, carregar o telemóvel e outros. Mas poupar energia tem imensas vantagens e uma delas é poupar dinheiro e claro, o Planeta.

É de salientar que produzir energia requer sempre a utilização de recursos naturais, tais como o petróleo, o carvão ou o gás. Ao utilizar estes combustíveis fósseis tem dois problemas: o impacto ambiental, provocado pelo aumento da produção de dióxido de carbono e de outras fontes de poluição e a dependência face aos mercados internacionais, uma vez que não existem estes recursos energéticos fósseis em Portugal. Além disso, as famílias portuguesas pagam cada vez mais pela energia. Todos devemos contribuir para o uso racional de energia sem comprometer o estilo de vida, para isso podemos: evitar ter luzes ou equipamentos ligados; tentar desligar os equipamentos e não os deixar em stand-by ; isolar bem a casa; utilizar os sistemas de aquecimento com moderação; verificar a classe energética dos equipamentos antes de os comprar; optar por lâmpadas LED; utilizar as máquinas de lavar louça e roupa com carga máxima sempre que possível; evitar a abrir a porta do frigorífico desnecessariamente; poupar água quente; evitar ligar eletrodomésticos em simultâneo; ajustar a potência de energia contratada às suas necessidades, entre outros. O setor da energia (a produção e o consumo) é um dos grandes responsáveis pela emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) com um grande impacto no ambiente e nas alterações climáticas.

Em suma, é importante reconhecer que a importância do nosso papel enquanto consumidores é saber que com pequenos gestos se pode melhorar a nossa eficiência no consumo energético, ao desligar uma luz ou fazer uma melhor escolha na compra de equipamentos mais eficientes como referido acima. Desta maneira, podemos poupar na carteira, reduzindo o valor das faturas de energia e contribuir para um ambiente mais saudável.

 Mafalda Faria   e Ana Carreirinha, 9.º D

Comentários

Mensagens populares deste blogue