História da alimentação ao longo dos tempos



Há cerca de 200 mil anos, os nossos ancestrais, que eram nômadas, alimentavam-se com frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos da natureza. Como num drive-thru, eles aproveitavam as ofertas alimentares que encontravam pelo caminho.

A história da alimentação e nutrição ocorre paralelamente à história do homem. Ao surgir no planeta, o homem observando os outros animais, consumia o que era ofereçido pela natureza, frutos, raízes e folhas. Mais tarde, iniciou-se a prática de caçar e pescar, consumindo também carnes de animais selvagens.

Os Lusitanos cultivavam o trigo, a cevada, a oliveira, a vinha, a figueira. Comiam pão de bolotas, carne de cabra e manteiga, na ausência do uso do azeite. Bebiam água, cerveja de cevada e leite de cabra.

A partir do momento em que passaram a cultivar plantas e criar animais, a espécie humana deixou de ser nômada e passou a fixar-se nas terras onde produziam esses alimentos, dando início às aldeias na formação das civilizações. Foi a partir do nascimento da agricultura, com o objetivo principal que é produzir alimentos, que originaram as grandes cidades onde se concentra a maior parte da sociedade atual.

Há mais de 10 mil anos, quando os nossos ancestrais domesticaram plantas e animais, descobriram que poderiam fixar-se e viver num determinado lugar. Isso mudou completamente o estilo de vida da humanidade em diversos pontos do planeta. Essa forma de garantir o suprimento de alimentos, permitiu a organização social desses povos de modo que tivessem tempo de exercer outras atividades além de dedicarem as suas vidas à constante busca de alimentos para sobrevivência.

O pão era o alimento básico, seguido por outros alimentos fabricados a partir de cereais, como o mingau e as massas. A carne era mais prestigiosa e mais cara que os grãos e que os vegetais.



Hoje em dia, a comida portuguesa é mais evoluída e muito diferente da dos nossos antepassados. Antigamente, os nossos antepassados morriam muito cedo, por causa da falta de comida e pelo estado dos alimentos. A partir do anos 2000, a comida é muito diferente, carnes processadas, doces, gelados, etc...


Pesquisa dos alunos do 6.° B: 

Gonçalo Da Cruz Ferreira

Martim Alves Lopes 

 Juan Francisco Romero Depetri

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descrição de uma paisagem