Sessão sobre o Projeto Mofwaste no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira
No dia 16 de outubro, às 17h00, docentes da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia participaram numa sessão de formação sobre o Projeto Mofwaste, realizada nas instalações da Escola Básica de Apúlia. A formação foi conduzida pela bióloga Cristina Nava, representante da Associação do Rio Neiva, que apresentou os objetivos e o funcionamento do projeto.
O MOFWaste, iniciado em 2021, expandiu-se em 2024 para incluir um total de seis escolas nos municípios de Esposende e Viana do Castelo. A nova edição do projeto tem como foco monitorizar o desperdício alimentar nas cantinas escolares, utilizando uma abordagem de ciência cidadã. O objetivo é envolver estudantes e toda a comunidade educativa na co-criação de recomendações para prevenir o desperdício de alimentos.
Entre os principais objetivos do projeto estão a implementação de um processo de ciência cidadã em seis cantinas escolares durante 40 dias, a capacitação de alunos, professores e funcionários para estratégias de redução do desperdício, a criação de uma base de dados sobre o tema e a elaboração de recomendações conjuntas para enfrentar o problema.
Este projeto visa promover uma mudança consciente e sustentável na gestão de alimentos nas escolas envolvidas.
Comentários
Enviar um comentário