Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2024

Dia Eco-Escola 2024

Imagem
No dia 19 de abril, comemorou-se o Dia Eco-Escola em conjunto com o Dia Aberto "A minha escol( h)a." O Cantinho Eco-Escola recebeu os alunos do 6° ano e do 4° ano , que participaram com muito entusiasmo no jogo da separação de resíduos e no da mímica, tendo como monitores os alunos do 9°ano. Os alunos do 4° ano ainda tiveram a oportunidade de conhecer e cantar o hino do Eco-Escola. No âmbito da alimentação saudável, oferecemos fruta e água. Em simultâneo, esteve aberta ao público em geral a feira solidária de produtos locais para ajudar o Eco-Escola e o Serginho. Verificou-se uma elevada adesão da comunidade, que adquiriu produtos a preços bastante apelativos. No intervalo da manhã, foram hasteadas as bandeiras do Eco-Escola e da Escola Azul ao som do hino Eco-Escola, sendo um momento de união na causa comum de preservar o nosso Planeta.

Vídeo de promoção da Feira de produtos locais na Escola Básica António Correia de Oliveira

Repórter Electrão-reportagem vencedora

Imagem

Entrevista à Esposende 24 sobre a limpeza de praia

Imagem
https://www.facebook.com/share/p/QFE82zBTwkL3cerA/  

Campanha de limpeza da praia

Imagem
Hoje , os alunos do 5°A, B, C e alunos das Brigadas Verdes e da Escola Azul do 6° A e B participaram, com muito entusiasmo, na campanha de limpeza da praia do Suave Mar,  organizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende. Por volta das 14h00, saíram da Escola Básica António Correia de Oliveira,  acompanhados pelas Coordenadoras do Eco-Escola, professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes,  a Coordenadora do Projeto Mirim e da Escola Azul, professora Susana Silva, e as professoras Isabel Marques e Paula Soares, preparados para uma tarde muito quente com roupa e calçado confortáveis,  bonés , protetor solar e garrafas de água reutilizáveis. Na praia do Suave Mar, junto à escola de surf, foram recebidos pelo eng. Leandro Cepa e pela eng. Anabela Almeida, que lhes transmitiram algumas informações sobre o tipo de resíduos a recolher. Após receberem as luvas e os sacos, os vários grupos percorreram o areal e as dunas, recolhendo os resíduos produzidos pelo Homem. Antes do regresso à

Feira solidária de produtos locais

Imagem
  No âmbito do Dia Eco-Escola, que se comemora no dia 19 de abril , vai ser organizada uma feira de produtos locais solidária aberta ao público em geral , das 9h00 às 17h00, na Escola Básica António Correia de Oliveira. As verbas obtidas serão atribuídas ao Eco-Escola e ao Serginho de forma equitativa. Apela-se à colaboração de todos, podendo contribuir com alguns produtos, tais como: legumes;fruta; ovos; doces caseiros; compotas; mel;livros; bijuteria; velas; vasos com plantas; peças decorativas, etc. A reutilização e a venda de produtos em 2° mão são uma opção sustentável, incentivando a economia circular. Podem entregar os produtos na portaria ou na D. Laura a partir do dia 10 de abril. Os frescos e bolos só devem ser entregues no dia 18 de abril ou no dia da feira. Contamos com a colaboração de todos e com a vossa presença!

Palestra sobre desperdício alimentar

Imagem
  No dia 9 de abril, as turmas C e E do oitavo ano assistiram a uma palestra sobre “ Desperdício Alimentar, Menos é Mais”, dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos foram alertados para o facto do desperdício alimentar ser um problema global com impactos ambientais, sociais e económicos muito negativos. Ocorre em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a produção agrícola até o consumo final. Aproximadamente um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, contribuindo para a escassez de recursos naturais (como água e terra) e aumentando as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o desperdício alimentar representa uma perda económica significativa, fomentando a fome e a insegurança alimentar. Esta sessão consciencializou os alunos para a necessidade de reduzirem o desperdício alimentar, através da adoção de práticas sustentáveis de consumo.