Mensagens

A mostrar mensagens de 2025

Malala, a jovem paquistanesa que defende as crianças - RTP Ensina

Malala, a jovem paquistanesa que defende as crianças - RTP Ensina

Dia das Bandeiras Verdes

Imagem
  Hoje, decorreu em Paredes, o Dia das Bandeiras Verdes, uma cerimónia que celebra o empenho das escolas na promoção da sustentabilidade e da educação ambiental. A Escola Básica António Correia de Oliveira (EBACO) foi distinguida com a Bandeira Verde Eco-Escolas, reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025 em prol do ambiente e de uma escola mais sustentável. A Coordenadora do programa Eco-Escolas da EBACO, professora Fátima Gomes, marcou presença na cerimónia, acompanhada pelos alunos das Brigadas Verdes — Juan Depetri, Benjamim Gonçalves e Íris Cardoso — que representaram a escola com orgulho e entusiasmo.

“Diz sim à fruta!”: um dia saudável, colorido e cheio de sabor! 🍓🍌

Imagem
No Dia Mundial da Alimentação, realizou-se na Escola António Correia de Oliveira a atividade “Diz sim à fruta!”, integrada no programa Eco-Escolas, no Projeto Erasmusclimatechangedatajournalism e na disciplina de Ciências Naturais 🌱📚. Durante o intervalo, os alunos foram presenteados com fruta local e da época 🍎🍐, promovendo uma alimentação saudável e sustentável 💪🍊. A Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEBACO) 👨‍👩‍👧‍👦 teve um papel essencial, assegurando os contactos com o comércio local e garantindo o apoio de parceiros como o Mercatlas, o Cantinho do Morango e a Casa Mário 🛒🍓 — um verdadeiro exemplo de colaboração comunitária! 🤝 A Presidente da APEBACO, Dra. Cláudia Silva e duas Encarregadas de Educação participaram na distribuição com muita simpatia e entusiasmo 😄, tornando o momento ainda mais agradável. 🎨 A decoração do espaço ficou a cargo dos alunos do 6.º ano, que, durante as aulas de Ciências Naturais, deram asas à criatividade com cores vibrantes,...

Palestra sobre desperdício alimentar

Imagem
Palestra “Desperdício Alimentar: Menos é Mais” sensibiliza alunos do 8.º ano. No âmbito dos projetos Eco-Escolas, Cidadania e Ciências Naturais, as turmas do 8.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia estão a participar em sessões de sensibilização dedicadas ao tema do desperdício alimentar.🍓🍉🍋 A iniciativa é dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende, que promove a palestra intitulada “Desperdício Alimentar: Menos é Mais”. No dia 15 de outubro, foi a vez da turma 8.º B assistir à sessão, que se revelou muito produtiva e participativa. A atividade teve como principal objetivo alertar os alunos para a importância de reduzir o desperdício alimentar através de pequenos gestos do quotidiano, contribuindo assim para minimizar os impactos ambientais negativos.🌍 Esta ação reforça o compromisso das escolas do concelho com a educação ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis na preservação do planeta.

Brigadas Verdes em ação!

Imagem
 🌱 #EcoEscola #EBACO #BrigadasVerdes #AgriculturaBiológica #Sustentabilidade Os alunos das Brigadas Verdes — a Miriam (5.º A), o Henzo e o Simão (5.º D) — arregaçaram as mangas e plantaram alface no canteiro oferecido pela empresa Regiurban, durante o ano letivo 2023/2024. Na Escola Básica António Correia de Oliveira (EBACO), praticamos agricultura biológica, promovendo o respeito pela natureza, a aprendizagem ativa e o compromisso com a sustentabilidade ambiental. 🌿💚

Encontro com a autora da obra " O mundo paralelo", Elisabete Pereira

Imagem
No âmbito do Mês Internacional da  Biblioteca Escolar,  do Programa Eco-Escola e do Projeto Erasmus Climate Change Data Journalism,  os alunos do 5.° ano participaram na sessão com a escritora Elisabete Pereira, no dia 10 de outubro. A escritora apresentou o seu livro " O mundo paralelo " , uma obra infantil que procura sensibilizar os jovens para a importância de cuidarmos do nosso Planeta, nomeadamente através da separação dos resíduos. Ao longo da narrativa, as personagens principais vivem aventuras fantásticas,  sendo transportadas para um mundo paralelo, percebendo que a Natureza é a nossa maior riqueza, que devemos proteger através da adoção de comportamentos amigos do ambiente, tal como a política dos 5 R' s.

Parque Natural do Litoral Norte

Imagem
 

Dia Nacional da Água na EBACO

Imagem
No dia 1 de outubro, o Dia Nacional da Água foi assinalado pela Escola Básica António Correia de Oliveira com uma atividade sustentável integrada no programa Eco-Escolas, no Projeto Escola Azul , na disciplina de Ciências Naturais e no Projeto Erasmus “Climate Change Data Journalism”. A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da poupança de água e incentivar o consumo de água da torneira, que, no concelho de Esposende, é reconhecida pela sua excelente qualidade. Durante o intervalo, os alunos foram convidados a saborear água simples e aromatizada, preparada com rodelas de laranja e limão e ervas aromáticas como hortelã, menta e alecrim. A atividade procurou mostrar que é possível tornar o consumo de água mais apelativo e saudável, sem recurso a bebidas açucaradas ou embaladas em plástico. Esta ação, enquadrada na política ambiental da escola, reforça o compromisso da comunidade educativa com a sustentabilidade, a mudança de comportamentos e a p...

Monitorização consumo de água/energia e do uso correto dos ecopontos e caixote de lixo indeferenciado

Imagem
  No ano letivo 2024-25, as Brigadas Verdes do Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira fizeram a monitorização mensal do consumo de água e energia , na escola. Alguns De legados do Ambiente disponibilizaram-se para fazer a monitorização do uso correto dos ecopontos e do caixote de lixo indiferenciado, nas salas de aula. O objetivo central foi identificar os períodos de maior consumo de água/ energia para implementar algumas estratégias para a redução do consumo.

Campanha da Staples "Canetão" foi um sucesso

Imagem
  A Escola Básica António Correia de Oliveira participou ativamente na campanha da Staples O Canetão, no âmbito do Eco-Escola.  Consistiu na recolha seletiva de resíduos como canetas, marcadores e tubos de cola. Como compensação , a escola recebeu 50€ de saldo em Cartão Staples, válido nas lojas físicas e em staples.pt, até 31/12/2025.

Alunos do 5.º E contribuem para a ciência no âmbito do projeto Plastic Pirates

Imagem
  No passado dia 27 de maio, os alunos do 5.º E participaram ativamente no projeto Plastic Pirates , uma iniciativa de ciência cidadã que une jovens em prol da preservação dos ecossistemas marinhos. A atividade decorreu no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, do programa Eco-Escolas e do Ciência Viva. A turma deslocou-se até à praia do Suave Mar, onde recolheu amostras de resíduos plásticos presentes na areia e na vegetação costeira. Esta tarefa, cuidadosamente planeada e executada pelos alunos, seguiu um protocolo científico internacional, permitindo que os dados recolhidos sejam válidos para análise posterior por investigadores. Durante a atividade, os alunos não só recolheram lixo, como também o categorizaram e documentaram os resultados com rigor. Este trabalho será agora enviado para uma base de dados europeia, onde cientistas poderão analisá-lo e integrá-lo em estudos sobre a poluição plástica nos rios e mares. Com esta ação, os jovens do 5.º E deram um contributo...

Campanha de limpeza da praia e estuário do rio Cávado

Imagem
Os alunos do 6.° A, B e C participaram na campanha de limpeza do estuário do rio Cávado e da praia da Redonda com o apoio do Centro de Educação Ambiental de Esposende,  no último dia de aulas,  13 de junho, durante a manhã.  A engenheira Anabela Almeida orientou a divisão das tarefas e a logística,  tendo inicialmente contextualizado a iniciativa e a sua importância para a preservação dos oceanos. Os alunos , organizados em grupos, recolheram com entusiasmo uma elevada quantidade de resíduos, destacando-se uma rede de pesca de dimensões consideráveis, assim como imensos microplásticos , trazidos pela maré, e que exigiram muito paciência para os retirar do areal. Foi uma manhã muito agradável de voluntariado ambiental , contribuindo para a formação de uma cidadania ambiental ativa e responsável.